Magento é uma das principais plataformas de comércio eletrônico de código aberto. A maioria dos varejistas constrói um poderoso site de comércio eletrônico usando os recursos da loja Magento, recursos como um sistema flexível de carrinho de compras, otimização de SEO e tecnologia de gerenciamento de conteúdo.
Além disso, para um site de comércio eletrônico, a velocidade de carregamento da página para o cliente é e sempre será um fator muito importante. E se a sua loja Magento tiver mais de 1000 produtos, um atraso de até um segundo pode causar uma perda significativa não apenas no ranqueamento mas o cliente pode simplesmente abandonar a sua página e ir direto para seu concorrente. E em tempos de concorrência acirrada, perder potenciais clientes devido à baixa velocidade de carregamento da sua loja é inaceitável.
A seguir estão algumas formas que podem ser implementados no painel de administração para melhorar a velocidade de carregamento da sua loja Magento:
Atualize para a versão mais recente do Magento
Sempre verifique se há atualizações e, se houver uma, atualize o Magento para a versão mais recente.
As atualizações são sempre implementadas com alguns novos recursos, desempenho aprimorado e correções de erros. Para atualizar sua loja, verifique as notas de versão para encontrar as atualizações. Você pode encontrá-lo facilmente na caixa de entrada do painel de administração ou na barra de navegação.
Você também pode atualizar o Magento usando o gerenciador de conteúdo no back-end. Antes de executar qualquer atualização, faça sempre um backup dos seus dados. Inicie as atualizações em seu site durante a noite ou quando houver menos tráfego no site, para evitar falhas ou confusões técnicas.
Ativar catálogo simples – Flat Catalog
O Magento geralmente armazena dados do catálogo em várias tabelas, de acordo com o modelo Entity-Attribute-Value (EAV). Nesse modelo, os dados dos atributos são armazenados em muitas tabelas, geralmente combinando 5 ou 6 delas; as consultas SQL às vezes são longas e complexas, mesmo que você queira obter apenas os detalhes de um produto.
Para ativar o Flat Catalog:
Vá para Sistema -> Configuração -> Catálogo -> FrontEnd
Escolha ‘Sim’ para os campos “Usar Catálogo de produtos Flat”.
Isso permitirá o catálogo plano de categorias e produtos no painel de administração da sua loja Magento.
Para obter mais informações, consulte Configurando o docs do magento sobre o Flat Catalog.
Limpe os logs do Magento
O Magento armazena os registros dos produtos mais vendidos ou lê as páginas com frequência por 180 dias e, em seguida, exclui todos os registros do sistema. Essa grande quantidade de informações pode aumentar a carga no seu banco de dados.
Nas versões anteriores poderia-se habilitar a limpeza do registro no seu painel de administração. E também escolher o número de dias pelos quais os registros devem ser armazenados.
Nestas versões mais novas usamos um arquivo para fazer essa limpeza, ele consegue limpar a cache e as sessions da sua loja. Coloque-o na raiz da sua loja usando o FTP e depois crie uma tarefa em seu Cron para executar todos os dias na madrugada. Para baixar o arquivo clique aqui.
Mesclar arquivos Javascript e CSS
Na loja Magento, você pode mesclar arquivos JavaScript e CSS em um arquivo compactado. Ao fazer isso, o conteúdo pode ser recuperado com apenas uma solicitação HTTP, o que economiza largura de banda e melhora o desempenho do site. Isso pode ser feito no painel de administração do Magento.
Para mesclar os arquivos, vá para ‘sistemas’, depois ‘avançado’ e escolha ‘desenvolvedor’. Em ‘Configurações CSS’ e ‘Configurações JavaScript’, selecione ‘Sim‘ na opção ‘Mesclar arquivos CSS‘ e ‘Mesclar arquivos JavaScript‘. No final, salve as alterações.
Desinstalar extensões irrelevantes
Quando você usa uma extensão em sua loja Magento, ela carrega mais folhas CSS, solicitações HTTP e arquivos javascript. Portanto, as extensões em execução também podem afetar o desempenho e a velocidade de carregamento da sua loja. Portanto, basta deixar as extensões necessárias para a funcionalidade do seu site Magento. Você deve examinar cuidadosamente as extensões e módulos e eliminar extensões desnecessárias.
Para desativar os módulos na sua loja Magento, vá para Lojas -> Configurações -> Avançado
Após selecionar e desativar os módulos, clique em ‘Salvar configuração‘ e analise a alteração na velocidade de carregamento do seu site.
Reindexar dados manualmente
Indexação é o processo de recuperação de dados do banco de dados.
O Magento precisa reindexar os dados que mudam constantemente, como preço, quantidade do carrinho, descontos, etc. Sem reindexar, você deve calcular o preço de cada produto, juntamente com os descontos aplicados. Isso pode resultar em um carregamento lento de preços, o que leva ao abandono do carrinho de compras, um ponto importante para sites de comércio eletrônico.
Nesse caso, você pode reindexar manualmente os dados no painel de administração do Magento.
Vá para Sistemas -> Gerenciamento de Índice -> Reindexar dados
Pressione o botão enviar e a reindexação será realizada.
Ativar cache
Melhore a velocidade do site Magento usando seus recursos internos de gerenciamento de cache.
Você pode gerenciar as opções com as seguintes etapas
Sistemas -> Gerenciamento de Cache
Faça as alterações desejadas e envie. A configuração de cache preferida para obter excelentes resultados é APC + Varnish + NGINX + Memcache.
O que mais é de grande importância para melhorar o desempenho da sua loja Magento?
Escolha hospedagem rápida na web
Este é o primeiro passo para melhorar a velocidade de carregamento da página do seu site online. Escolha um servidor de hospedagem rápida antes de tentar qualquer outra técnica de otimização.
Não escolha hospedagens compartilhadas baratos demais. Sempre procure um servidor dedicado. Para sua loja Magento, você precisa de uma boa hospedagem, que possua uma conexão de alta velocidade, altos padrões de segurança e suporte rápido em caso de inatividade. Você deve conhecer suas necessidades de acomodação e os requisitos de sua loja. Sempre verifique as garantias de tempo de atividade e a confiabilidade do host.
Configurar uma rede de entrega de conteúdo (CDN)
Por que usar uma CDN?
O principal objetivo de uma rede de entrega contínua é fornecer uma experiência de navegação em alta velocidade aos usuários do seu site e melhorar a velocidade de carregamento da página do site.
Uma CDN é basicamente um grupo de redes presentes em todo o mundo em diferentes regiões que atendem às necessidades de navegação dos usuários do seu site, fornecendo conteúdo a partir do local mais próximo. Portanto, ajuda a melhorar a velocidade de carregamento da sua página de loja Magento, enquanto reduz o consumo de largura de banda.
Suponha que um usuário de Berlim acesse o site hospedado em Dubai e, se uma CDN for implementada, o conteúdo será entregue através do servidor CDN presente em Berlim, em vez de entregá-lo no servidor principal, o encontrado em Dubai Oferece uma experiência de navegação rápida aos seus usuários.
Otimize imagens na sua loja Magento
As imagens são um dos aspectos importantes de um site quando se trata da participação do usuário e da sensação do site. E para um site de comércio eletrônico, essas imagens são muito mais importantes. Eles não podem vender produtos sem incluir imagens de produtos de alta qualidade.
Imagens de alta qualidade em sua loja Magento aumentam a taxa de participação do usuário e também ajudam a aumentar a taxa de conversão. Por outro lado, imagens pesadas também podem diminuir a velocidade do seu site. Portanto, é necessário otimizar as imagens na loja Magento para oferecer um site mais rápido, com imagens de boa qualidade.
Existem várias maneiras de otimizar a imagem do seu site. Você pode optar por compactar suas imagens, usando ferramentas como o Tinypng, antes de carregá-las na loja ou otimizar imagens em tempo real enquanto fornece conteúdo com uma CDN. Você também pode usar a opção ‘Salvar para a Web’ no Adobe Photoshop, que também pode ajudar a compactar o tamanho das imagens.
O Magento também oferece muitas extensões para compactar e redimensionar imagens no seu Magento Marketplace. A melhor maneira é usar a otimização de imagem em tempo real, como o ImageKit. O ImageKit fornece transformações baseadas em URL e otimiza imagens em todas as plataformas. Leva apenas 5 minutos para integrar uma loja Magento no ImageKit.
Essas dicas podem ajudar você a otimizar sua loja Magento e melhorar a velocidade de carregamento da página do seu site. Uma loja on-line otimizada oferece uma experiência de navegação mais rápida para seus usuários, portanto, apresenta uma melhor taxa de interação e taxa de conversão.